Quem somos - IIF Online

A gente liga pra você!

Sobre

Instituto Internacional de Fotografia

O IIF é um Instituto dedicado a Fotografia que oferece cursos de fotografia em São Paulo (SP) há 9 anos. Com toda a sua experiência e didática de ensino, hoje o IIF é uma das melhores escolas de fotografia de São Paulo (SP), oferecendo cursos e workshops de fotografia para fotógrafos profissionais e amadores.

A escola de fotografia IIF também oferece cursos de fotografia. Esses cursos online possibilitam que o conhecimento e experiência do IIF em ensinar esteja ao alcance de todos que querem estudar fotografia digital.

Além dos cursos para fotógrafos, a escola também possui um canal de palestras gratuitas de fotografia. O IIF TV oferece vídeos gratuitos de fotografia sobre diversas áreas e com fotógrafos profissionais e experientes. Outro veículo de conteúdo gratuito do IIF é o Photomag, uma revista eletrônica que disponibiliza matérias, dicas gratuitas de fotografia e as novidades para os fotógrafos.

O IIF também organiza congressos e eventos de fotografia, os principais são o Newborn Photo Conference e o Newborn Experience, dedicados a Fotografia de recém-nascidos.

O IIF esta sempre buscando trazer as novidades e informações relevantes para o universo da fotografia, levando conhecimentos para todos e se destacando entre as melhores escolas de fotografia do Brasil.

O IIF – Instituto Internacional de Fotografia é uma comunidade de apaixonados pela fotografia, composta por profissionais, alunos, amadores e professores. O que une esse grupo é o desejo de se expressar por meio das imagens, aprender e gerar conhecimento. O objetivo do instituto é fomentar o desenvolvimento de um mercado de fotografia profissional responsável e maduro, por meio da formação e aprimoramento dos fotógrafos. Seus cursos e workshops combinam de forma equilibrada teoria e práticas, além de serem ministrados por profissionais reconhecidos.

Toda a didática é desenvolvida para que os alunos tenham uma vivência real da profissão ou ramo em que pretendem exercer, e estejam prontos para atuar no mercado profissional. O IIF se configura como um espaço de debate, fomento à cultura e troca de experiências. Acima de tudo, um espaço aberto às novas ideias, sem barreiras para transformações.


Fundador e Diretor

Danilo Russo nasceu em Gênova, Itália, e mora no Brasil há mais de 15 anos. Estudou fotografia no Instituto Europeu de Design, em Milão, e no seu portfólio há trabalhos importantes realizados para várias revistas de moda como W América, Vogue, Harper´s Bazaar, Uomo, Elle, entre outras. No Brasil, fez editoriais para as revistas Audi Magazine, Elle, Marie Claire e muito mais.

Convidado em 2001 a ministrar um curso de fotografia de moda por um conceituado espaço cultural em São Paulo, percebeu a carência de cursos na área e decidiu desenvolver uma atividade educacional paralela à sua atividade fotográfica. Nasceu assim, a ideia de ministrar cursos de fotografia de moda, com base na experiência adquirida durante os anos, conseguiu formar uma série de propostas para atender fotógrafos e amadores interessados na especialização da fotografia de moda.

Em 2009, ampliou sua participação no ensino de fotografia no Brasil e inaugurou o IIF – Instituto Internacional de Fotografia, uma escola que busca capacitar e profissionalizar fotógrafos, sejam eles profissionais ou amadores, nas diversas áreas da fotografia, sempre buscando expandir os conhecimento, melhorar o mercado e formar fotógrafos com excelência, acompanhando e criando tendências do mercado, como a fotografia Newborn na qual foram pioneiros em trazer essa modalidade para o Brasil.

 

 Minha essência é preparar e orientar fotógrafos para realizarem seus objetivos através da fotografia” – Danilo Russo

 

Formamos uma comunidade de apaixonados pela fotografia, composta por profissionais, alunos, amadores e professores. O que une esse grupo é o desejo de se expressar por meio das imagens, aprender e gerar conhecimento. O objetivo do instituto é fomentar o desenvolvimento de um mercado de fotografia profissional responsável e maduro, por meio da formação e aprimoramento dos fotógrafos. Nossos cursos e workshops combinam de forma equilibrada teoria e prática, além de serem ministrados por profissionais reconhecidos.

Toda a didática é desenvolvida para que os alunos tenham uma vivência real da profissão ou ramo que pretendem exercer e estejam prontos para atuar no mercado profissional. O IIF se configura como um espaço de debate, fomento da cultura e troca de experiências. Acima de tudo, é um espaço aberto a novas ideias, sem barreiras para transformações.

Conheça mais sobre a atividade educacional de Danilo Russo no site www.danilorusso.com.br
e o trabalho fotográfico no site www.estudiodr.com.br.

  • Nossa missão

    A missão do IIF é formar fotógrafos profissionais preparados e fomentar um mercado de fotografia ético e íntegro. Ser um pólo de atração de amantes da fotografia e profissionais conscientes, que compartilhem informações e conhecimentos a fim de desenvolver um mercado mais maduro e em constante evolução.

  • Nossa Visão

    Ser a mais completa instituição de ensino do país na área da fotografia, capaz de gerar conhecimento, formar e orientar fotógrafos que enriqueçam o mercado.

  • Nossos Valores

    O Instituto Internacional de Fotografia preza pela ética, transparência e integridade em todos os relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Estima o respeito, a valorização e o desenvolvimento de todas as pessoas. Nossa essência é a busca constante pela orientação, preparação e capacitação de profissionais.

Conheça a nossa estrutura
Depoimentos
Conheça a história de alunos que transformaram a sua vida e hoje trabalham com fotografia
Professores
  • ADRIANA VICHI

    Bacharel em Fotografia pelo Senac. Foi professora nos cursos básicos de fotografia do Senac de Santo Amaro. Fotógrafa, editora de imagens e pesquisadora iconográfica das revistas “E” (Sesc São Paulo) e “Reserva Cultural”.

  • ALEX MANTESSO

    Além de fotógrafo, conta com sólida carreira desenvolvida ao longo de mais de 14 anos de atuação em marketing, gerenciamento de produtos, consultoria administrativa e desenvolvimento para web. A combinação destas atividades o credencia a ministrar cursos de gerenciamento e administração de estúdio para fotógrafos que buscam a solidificação de sua carreira também nos aspectos de gerenciamento de um negócio próspero. Veja mais do trabalho do fotógrafo: aqui

  • ALEX VILLEGAS

    Nascido e criado em São Paulo, Alex Villegas é fotógrafo e retocador, autor do livro “O Controle da Cor – Gerenciamento de Cores para Fotógrafos” e colaborador de diversos sites e revistas especializadas. Atualmente, dedica-se ao retrato com câmeras de grandes formatos, à iluminação, à produção de impressões de alta qualidade e ao ensino, ministrando cursos, workshops e consultorias desde 2005, por todo o Brasil.

  • DANILO RUSSO

    Danilo Russo nasceu em Gênova, Itália, e mora no Brasil há mais de 15 anos, onde dirige o Instituto Internacional de Fotografia (IIF). Ele atua como fotógrafo, professor e consultor. Estudou fotografia no Instituto Europeu de Design, em Milão, e no seu portfólio há trabalhos importantes realizados para várias revistas de moda como W America, Vogue, Harper´s Bazaar Uomo, Elle, entre outras. No Brasil, fez editoriais para as revistas Audi Magazine, Elle e Marie Claire, além de fotos para clientes como Camisaria Colombo, Unibanco, Natura, Le Postiche, Olympikus, Sadia, WallMart e muito mais.
    Desde 2001 ministra workshops e cursos em seu próprio estúdio e em parceria com outras escolas de fotografia, por todo o Brasil. Em 2008, fundou o Instituto Internacional de Fotografia, instituição na qual exerce o cargo de diretor e professor. Ainda na área educacional, já realizou palestras nos maiores congressos de fotografia como Estudio Brasil, Estudio Evolution, Photoshow, FotoInovation, Semana da fotografia, Set Up Conference, e ministra workshops em outras instituições. Em 2016, publicou o seu primeiro livro, “Iluminação: Teoria e Prática”, no qual aborda, com detalhes, todos os aspectos da iluminação para a fotografia de pessoas. CONHEÇA UM POUCO DO TRABALHO DO FOTÓGRAFO.

  • JEFFERSON COSTA

    O fotógrafo Jefferson Costa é uma referência na fotografia de casamento. A pesar de jovem já possui uma longa estrada dentro da fotografia, descobriu essa paixão na adolescência e de lá para cá já são 10 anos lendo, estudando, conversando e escutando tudo sobre o assunto.
    Foi na fotografia de casamento que se realizou pessoal e profissionalmente, conquistando o sucesso e o reconhecimento que queria, e recentemente descobriu uma nova paixão que é ensinar e compartilhar tudo que aprendeu e ainda aprende com a fotografia.

  • FERNANDA PRETO

    Fernanda Preto nasceu em 1978, formou-se em fotografia pela Escola Panamericana de Artes em 2000 e Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná em 2005. Foi selecionada para o Projeto Mezanino de Fotografia do Itaú Cultural em 2004 e a Mostra EROTICA – os sentidos na arte em 2005 no Centro Cultural Banco do Brasil, pelo curador Tadeu Chiarelli. Participou pela galeria Diana Lowenstein Fine Art em Miami de diversas exposições entre 2005 e 2008: MACO Art Fair – México, Chicago Contemporary & Classic Art Fair, Art Basel Miami, Arte Américas e Galeria Oeste em São Paulo. Fotógrafa de expedições e viagens, já cobriu Elf Authentique Aventure no Nordeste brasileiro e Ecomotion Pro, Projeto Kali Gandaki no Nepal, Projeto Acalanto e outros na Amazônia Brasileira, onde viveu por 3 anos. Atualmente vive e trabalha em São Paulo desenvolvendo projetos pessoais e editoriais e está a frente da João de Barro DOC e Ensaio Pitanga. É representada em Nova York pela agência Novus Select e em São Paulo pela TakeMgt.

  • DANIEL AVILA

    Daniel Avila é bacharel em fotografia pelo SENAC e fotógrafo especializado em retrato, em São Paulo.
    Fascinado pelos processos históricos da fotografia, com frequência viaja da era digital de volta aos negativos grande formato de gelatina e prata, onde fixa seus projetos mais pessoais.
    Ministra cursos e workshops sobre fotografia e Iluminação no Instituto Internacional de Fotografia/SP

Parceiros